A equipe de pesquisa intitulada “Contribuições multimidiáticas da comunicação e da educação popular para disseminação de informação sobre renda petrolífera”, formada pelas pesquisadoras Simone Rodrigues Barreto e Marina Lima Bruno, dando seguimento ao plano de trabalho de pesquisa, realizou a atividade denominada “1ª Oficina Tecnologias para Cidadania” durante o mês de outubro, atendendo a mais uma das metas do plano de trabalho da Fase III, aprovado pelo IBAMA.
As oficinas tiveram o objetivo de apresentar aos sujeitos da ação educativa como as ferramentas tecnológicas são utilizadas para produzir conhecimento qualificado na gestão ambiental sobre renda petrolífera. A equipe buscou aprofundar o entendimento de conceitos relacionados aos temas centrais da pesquisa, tais como comunicação popular, educação popular, cibercultura, uso das novas tecnologias da informação e educação ambiental crítica.
O PEA-TP acredita que saber utilizar as novas tecnologias da informação para disseminar informação, gerar discussão qualificada e suscitar reflexão é muito importante para tornar o canal de comunicação um facilitador dos processos de mobilização social.
Os encontros proporcionaram ainda a discussão sobre a importância de se comunicar utilizando as plataformas de redes sociais de forma responsável e promoveu a integração dos participantes dos Núcleos de Vigília Cidadã com a equipe de pesquisa. Todas as reuniões foram realizadas de maneira remota com a participação dos dez municípios da Bacia de Campos que são contemplados pelo PEA-TP.
Após a realização dessa 1ª oficina que teve foco no conteúdo teórico, a equipe se prepara para uma nova rodada de encontros com o objetivo de que todos os participantes coloquem a mão na massa e aprendam a produzir conteúdo qualificado em forma de arte visual, texto, vídeo e podcast, com diferentes tipos de aplicativos e plataformas.