Territórios na Pesquisa

Territórios na Pesquisa

O PEA-TP tem como uma das metas a participação de seus pesquisadores em seminários, congressos e/ou colóquios e ainda, a submissão de artigos científicos em relação à temática do projeto.

A publicação “Engajamento em práticas cidadãs em uma experiência de educação ambiental” é um artigo publicado na Revista Educação, Cultura e Sociedade de autoria da pesquisadora que já fez parte da equipe do PEA-TP, Maria da Consolação Lucinda.

No artigo são apresentadas discussões em torno de ideias que referenciam os processos formativos que o projeto de educação ambiental vem desenvolvendo, em articulação com a educação popular, na sua vertente não formal. O estudo no qual o artigo se baseia consistiu na sistematização de um conjunto formado por dados, informações e conhecimentos produzidos com a finalidade de fomentar e fortalecer a participação cidadã e as práticas sociais voltadas ao público prioritário do projeto.

A abordagem da educação ambiental em conexão com a educação popular é prevista como parte dos processos de realização do licenciamento público federal. Essa modalidade de política pública destaca a proximidade entre postulados da educação ambiental crítica e referências de outros campos disciplinares, na construção de propostas teórico-metodológicas e na viabilização de estratégias pedagógicas que estimulem a autonomia dos sujeitos educativos, assim como a tomada de consciência sobre a importância do exercício crítico da cidadania e a emancipação social.

O texto traz, também, contribuições de autores que se situam na interface entre o campo da educação e outras perspectivas teóricas, como a da sociologia das associações. A abordagem de Bruno Latour sobre a teoria do ator-rede teve papel significativo na consideração sobre o modo como as tecnologias de informação e comunicação contribuem para o fomento da participação dos sujeitos educativos.

Considerou-se, assim, o sentido da estratégia metodológica, acionada nos processos formativos, e algumas formas que as tecnologias digitais foram usadas para subsidiar as ações e oferecer suporte aos construtos resultantes das produções realizadas em tais processos.

Você pode acessar o artigo aqui.

Deixe uma resposta